Tudo o que você precisa saber para as eleições

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o processo eleitoral

Atenção: esse é um mini guia para as eleições de 2018 (2020, 2022, 2024, 2026…). 

No próximo dia 7 de outubro, cerca de 147 milhões de eleitores irão até as urnas para decidir os rumos do Brasil a partir do voto. Alguns votantes têm dúvidas sobre algumas regras do processo eleitoral, e nesse guia vamos tentar te ajudar a resolver algumas delas!

1 – Confiança nas urnas eletrônicas

Além da praticidade na hora do voto e da rapidez no processo de apuração dos resultados, as urnas eletrônicas usadas na eleição brasileira possuem um método moderno, eficaz e seguro. Desenvolvidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e comprovados através de testes e diversas verificações – inclusive com o aval e participação dos partidos políticos – os registros são feitos em sinais que só o próprio Tribunal consegue traduzir, garantindo assim a segurança do pleito e eliminando qualquer possibilidade de fraude.

2 – A importância da Constituição Brasileira de 1988

A maior parte do eleitorado ouve falar em Constituição e muitas vezes não sabe do que se trata. Este é um documento onde constam as leis, regras e normas que geram um Estado. Tentar alterá-la ou substituí-la sem ser por meio de uma assembleia constituinte é uma forma de alterar os princípios básicos daquela sociedade em que se vive. No link abaixo você encontra a Constituição do Brasil de 1988, o texto é um pouco longo mas vale dar uma olhada!

• Constituição da República Federativa do Brasil

3 – O deputado pode consertar a sua rua ou solucionar as filas em postos de saúde?

A eleição presidencial, inevitavelmente, acaba sendo o centro das atenções de grande parte do eleitorado. Mas paralelamente, ocorrem as eleições para deputado estadual e federal. Vale ficar de olho nas promessas dos candidatos, pois há postulantes a esses cargos que fazem compromissos com o eleitor sem ter meios de obter verbas, recursos ou não tem poder necessário para cumprir aquilo que foi prometido na campanha. No link a seguir estão algumas das funções do cargo de deputado federal!

• Saiba o que faz um deputado federal: atribuições, direitos, deveres e benefícios

4 – Voto nulo ou branco vai para o primeiro colocado?

Os votos nulos e em branco são excluídos da apuração na hora dos resultados, ou seja, não são determinantes para a eleição de qualquer candidato. Mas se omitir do processo pode significar que o eleitor está dando o aval para que os demais votantes decidam por ele. Pesquisar, acompanhar as propostas e o passado do candidato é fundamental e pode ajudar o país mais do que deixando a decisão nas mãos de outras pessoas.

5 – Nós vivemos em uma democracia?

Claro que sim! Democracia nada mais é do que você ter direito ao voto, de ter a liberdade para escolher os seus representantes na esfera municipal, estadual e federal. Nem todo o cidadão pode criar leis, regras ou decidir para onde vão as verbas disponíveis no país, essas atribuições cabem aos governantes. Mas a população pode e deve ter participação nestes processos, desde as escolhas nas eleições até a fiscalização dos políticos que foram eleitos através do voto da sociedade.

No momento que o Brasil vive atualmente, algumas soluções para o país podem parecer simples. Por isso, acaba sendo tão importante a participação do povo no processo eleitoral. O voto consciente continua e sempre continuará sendo a melhor arma que o eleitor brasileiro tem para mudar o futuro do país.

 

Fonte: Unicom Online – jornal experimental produzido pelos alunos da disciplina de Produção em Mídia Impressa do curso de Jornalismo da Unisc, Lurian Schultz (texto), Gabriel Rodrigues e Madhiele Scopel (edição/revisão). 

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário