Memes brasileiros que conquistaram o mundo

Nazaré, Gretchen e Cuca viralizam na web

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne, soja e, surpreendentemente, memes. Sim, vídeos engraçados, gifs animados e imagens de celebridades e personagens nacionais cruzaram as fronteiras e conquistaram fama mundial por garantirem boas risadas. Confira três memes brasileiros que estão bombando na internet:

GRETCHEN: “A RAINHA DA INTERNET”

A “rainha do rebolado” agora é a “rainha da internet” e também a “rainha dos memes”, como vem sendo chamada Gretchen, cantora, empresária, personalidade de televisão e mais recentemente youtuber, que no auge de seus 58 anos de idade caiu nas graças do público internacional. Casada 17 vezes e adepta de cirurgias plásticas, Gretchen conquistou as redes sociais devido às suas caras e bocas, reações engraçadas e declarações hilárias, motivo de diversos memes. Tamanho sucesso, ela é a estrela do clipe de “Swish swish”, de Katy Perry e Nicki Minaj. Uma semana após o lançamento, o vídeo já passava de 16,5 milhões de visualizações no YouTube, tornando-se o “lyric vídeo” (exibição da letra da canção em sincronia com a música) mais visto de uma artista feminina na plataforma em suas primeiras 24 horas.

Internet foi à loucura com o clipe de Swish swish, estrelado por Gretchen. Foto: Reprodução/ Divulgação

CUCA “PEGOU” A WEB

Uma década após a última exibição do Sítio do Pica Pau Amarelo, a personagem Cuca ganhou fama internacional. A bruxa em forma de jacaré de cabeleira loira e salto alto, inspirada em uma figura folclórica homônima, faz parte da obra criada por Monteiro Lobato e tornou-se meme graças a uma fã de Rihanna que usou um gif da Cuca no Twitter para comentar a nova música da cantora com o DJ Khaled, chamada “Wild thoughts”. A imagem recebeu milhares de compartilhamentos e tornou-se viral na rede, tanto que a personagem já está sendo usada até para divulgar a canção.

Quem nunca ouviu dos pais que se não comportasse direito, a Cuca ia aparecer pra te pegar? Foto: Reprodução/ Divulgação

NAZARÉ TEDESCO: A SENHORA DAS REDES

Uma das maiores vilãs de novelas de todos os tempos, Maria de Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah em “Senhora do Destino” (2004, TV Globo), faz sucesso na internet não por causa de sua malvadeza, mas pelos seus memes, que estão entre os mais usados nas redes sociais em vários países. Tanto que foi criada uma conta no Instagram que reúne os melhores memes da vilã (@nazareamarga), chegando a 2 milhões de seguidores. O meme da Nazaré confusa, pensando em fórmulas matemáticas, está entre os mais famosos do mundo. A Globo também usou o meme para divulgar a volta da novela, em exibição no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu nesse exato momento (cada k é uma lágrima)

A post shared by Nazaré Tedesco (@nazareamarga) on


GUERRA MEMEAL

Essa é a guerra que só o bom humor vence. A “Guerra Memeal”, como é chamada a disputa pela autoria de um meme no Twitter, já teve três edições – todas com vitória do Brasil. Depois de travar uma “guerra” pelo reconhecimento de nosso patrimônio internetês contra Portugal e Argentina, chegou a vez dos Estados Unidos. Americanos estão se “apropriando” do meme de Nazaré, apontam internautas brasileiros. “Socorro! Salvem a Nazaré”, ironizou um usuário. “Ela não é sua”, retrucou outro.

Guerra de memes na internet virou notícia no Brasil e no exterior. Foto: Reprodução/ Divulgação

 

Fonte: Revista Linda (Edição 116 – agosto de 2017 / adaptado).

Texto: Gabriel Rodrigues

Revisão: Marielle Rodrigues de Oliveira

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário