Manual para vencer a preguiça

Cabeça apoiada, olhos lacrimejando, pálpebras pesadas, bocejos constantes e suspiros incontroláveis: esses são alguns dos sintomas da preguiça. Não é necessário muito esforço para sentir-se sonolento. Na verdade, a preguiça é decorrente da ausência de qualquer esforço. Basta realizar atividades que exijam mais de você, como acordar cedo ou resolver questões complicadas. 

Os preguiçosos de plantão que não fazem outra coisa a não ser assistir todas as séries disponíveis no Netflix, não sabem o que estão perdendo ao deixar de lado seus compromissos e afazeres pessoais. Tente acompanhar a leitura até o fim e se esforce para resistir à imagem abaixo sem bocejar. 

 

A preguiça é um dos sete pecados capitais (talvez o mais praticado de todos) que é associado a um estado de prostração e moleza, levando a pessoa acometida a momentos de ócio. Domingo pede cachimbo: é o dia oficial da preguiça. Não é à toa que domingo rima com dormindo. Vez ou outra render-se à preguiça não faz mal a ninguém, principalmente quando funciona como um momento de introspecção a fim de reorganizar pensamentos, definir prioridades e traçar planos e metas para o futuro.

O icônico Seu Madruga talvez seja o personagem mais conhecido da televisão que sofra do mal da preguiça: o “mestre” da procrastinação sempre arranja desculpas para não trabalhar. Para não perder a hora e garantir um dia mais produtivo, fazer as coisas mais simples do cotidiano com boa vontade é essencial. Não adianta querer se você não tem a mínima vontade.  

Para espantar a preguiça e ter mais disposição, separamos alguns despertadores criativos que farão você acordar de bom humor, junto de uma trilha sonora para ficar mais animado, além de cafés que são verdadeiras obras de arte para lhe inspirar e algumas dicas de como vencer a preguiça. Diga adeus à preguiça que parece nunca ter fim.

Despertador haltere

 

Acordar animado e praticar atividades físicas de manhã é uma tarefa difícil para uma pessoa preguiçosa, mas nada que o “Shape Up Alarm Clock” não resolva. Este aparelho une o útil ao agradável. Quer desligá-lo? Faça 30 repetições de bíceps. Simples assim! Além de evitar atrasos indesejados serve de estímulo a hábitos mais saudáveis. É ideal para começar o seu dia com mais disposição. Você pode fazer o despertador parar de tocar com apenas uma flexão na versão preguiça (é bem provável que essa não seja a melhor opção para você).
 
 

Despertador generoso

A preguiça vira caridade. O “SnuzNLuz” (traduzido como “Cochile e Perca”) é um dos despertadores mais criativos que você já viu: ele se conecta na internet via Wi-Fi e doa dinheiro de sua conta bancária a instituições de caridade cada vez que o botão “soneca” é acionado. O aplicativo “iCukoo” funciona da mesma forma: uma série de organizações sem fins lucrativos sobrevivem à base da preguiça alheia. O usuário precisa autorizar as doações que acontecem duas vezes por mês. Essa invenção iria falir muita gente! Mas pode ajudá-lo a ser mais responsável e generoso no dia a dia.
 
Despertador soco
 
Você já teve vontade de dar um soco no despertador quando toca de manhã? Agora você pode realizar seu sonho sem ter que comprar um novo aparelho da próxima vez. O “Smashing Clock” é um despertador emborrachado que só desliga dando um soco bem forte. Excelente forma de iniciar o dia livre de qualquer estresse.
 
Despertador sorriso
 
Para quem não tem muitos motivos para acordar todos os dias sorrindo, o “The Smile Alarm Clock” pode te ajudar a resolver esse problema. O despertador é um aplicativo disponível para Android que só para de funcionar depois que você sorri para ele. O grupo de designers que criou o app acredita que, se você sorrir terá mais chances de ter um bom dia. Essa tática é ideal para começar o dia um pouco mais leve e de bem com a vida.
 
 
Despertador cafeteira
Essa é uma das maiores invenções que todo viciado em café precisa conhecer. “The Barisieur” é um despertador que prepara o seu café na hora programada. Este produto multifuncional facilita o preparo com um dispositivo capaz de deixá-lo pronto e apto para consumo, além de intensificar o aroma. A peça feita em madeira e inox tem um visual retrô que lembra um experimento científico. Também possui um sistema de autolimpeza que reutiliza a água do próprio recipiente. Este despertador é genial!

 
Coffee art
 

Essa ideia está literalmente tirando o sono de muita gente. Você já pensou em transformar seu café em obra de arte e ganhar dinheiro com isso? É o que o barista chinês Kazuki Yamamoto, de 26 anos, está fazendo. Ele criou uma técnica inovadora para formar desenhos em 3D com a espuma de leite vaporizado sobre o café expresso. O artista faz sucesso na internet depois que começou a divulgar seu trabalho no Instagram, reproduzindo esculturas de animais e personagens famosos que impressionam pela riqueza de detalhes. As figuras inclusive interagem entre si, tanto por fora como por dentro da xícaraConfira alguns dos cafés mais famosos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Som para espantar a preguiça
 
Escutar música é sempre a melhor e talvez a última opção para espantar a preguiça, mas pode ser sim uma boa solução. No entanto, a escolha do repertório é um fator decisivo. De modo geral, as músicas energizantes melhoram o humor. 

 

O canal do YouTube “MrRevillz”, oferece uma variedade de músicas que você pode passar horas intermináveis ouvindoTem músicas para todos os gostos – chill, disco, garagem, hip-hop, house, indie e muito mais. Ouça a lista:

 

Diga adeus à preguiça em 10 passos
 
Confira 10 dicas de especialistas para combater a preguiça.
 
1) Procure dormir mais cedo;
 
2) Durma cerca de oito horas por noite;
 
3) Determine um prazo máximo para sair da cama;
 
4) Ao acordar, espreguice o corpo lentamente e respire profundamente;
 
5) Lave seu rosto ao acordar;
 
6) Faça exercícios regularmente;
 
7) Consuma alimentos saudáveis;
 
8) Visualize sua lista de tarefas;
 

9) Divida as tarefas em partes mais simples;

10) Seja grato pela vida. Levante-se e desfrute de cada momento.

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Comentários (1):

Deixe um comentário