Conheça as tendências de cabelo e barba para 2018

Onda das barbearias retrôs despontam em todo o país

O que na época das cavernas servia como proteção para a pele hoje é visto como tendência e estilo. A barba está em alta e vem ganhando cada vez mais adeptos. No entanto, escolher uma entre tantas opções de corte pode ser um verdadeiro desafio. Além disso, são muitas as dúvidas que surgem na hora de escolher o corte ideal. Para ajudá-lo nessa tarefa, o barbeiro Rafael Treichel, 21, da LongPlay Barbearia, lista as principais tendências em cortes de barba e cabelo para 2017/2018.

“A profissão de barbeiro tinha caído no esquecimento e voltou em alta. Hoje virou estilo de vida”, diz Rafael. Foto: Reprodução/ Divulgação

ESTILO LENHADOR

Caraterizado pelos fios compridos, o estilo de barba lenhador (ou lumberjack, como é chamado em inglês) tem sido bastante adotado pelo público masculino. Este corte tem a lateral menos volumosa do que a parte de baixo, em formato de U ou de V, o que ajuda a afinar o rosto. Segundo Rafael, a manutenção deve ser feita, em média, a cada 15 dias. Para adotar o visual é preciso deixar a barba crescer e aparar na tesoura ou usando máquina com várias graduações de pente.

Foto: Reprodução/ Divulgação

BARBA DESENHADA

Com linhas bem delineadas, a barba desenhada continua sendo uma das campeãs de pedidos nas barbearias. O corte é feito com navalha e toalha quente, um dos segredos para relaxar os pelos e facilitar o barbear. Após aparar e delinear a barba com a máquina é usada a lâmina para acertar o desenho. Contudo, este modelo requer cuidado frequente, pois a barba começa a perder seu desenho e forma na medida em que ela cresce. O indicado é que a manutenção seja feita a cada 15 dias.

Chris Evans, ator americano. Foto: Reprodução/ Divulgação

SKIN FADE

Esse é o undercut, onde o corte é mais baixo com degradê nas laterais até chegar a um nível mais rente à pele na altura das orelhas. O cabelo comprido no topo da cabeça pode desenhar um topete curto, médio ou longo. Dura em média 10 dias.

Foto: Reprodução/ Divulgação

CORTE DEGRADÊ

Entre os cortes de cabelo mais pedidos atualmente está o degradê. Este é um corte moderno, com as laterais bem baixas e aparadas em degradê e fios mais longos no topo da cabeça. Existem variações, como o undercut (topo com volume e as laterais baixas ou raspadas) e o razor part (risco destacado que divide a parte de cima, modelada para trás ou para o lado). Todos esses cortes são feitos com máquina baixa e terminam na tesoura. A manutenção deve ser feita após cerca de 10 dias.

David Beckham, jogador de futebol inglês. Foto: Reprodução/ Divulgação

NOVO CONCEITO DE BARBEARIA

Com bar e decoração retrô, as barbearias estão em alta no mercado trazendo uma proposta inovadora que agrega espaço de convivência. Atualmente, os estabelecimentos são equipados também de petiscaria, araras de roupas, área para jogos (mesa de sinuca, videogame, fliperama, etc.), transmissão de jogos de futebol e música ao vivo. Também são ponto de encontro de eventos voltados ao público masculino, como Chopp de Fraldas e Dia do Noivo. Em Cachoeira do Sul (RS), a LongPlay Barbearia vêm despontando neste setor.

Barbearia LongPlay conta com bar e decoração retrô. Foto: Reprodução/ Facebook

!

Rafael Treichel é formado pelo curso do hairstylist e barbeiro Elias Torres, conhecido como Seu Elias, que reúne os melhores barbeiros do Brasil. Seu Elias é referência no mercado e atende estrelas do futebol como Neymar e Lionel Messi.

 

Foto de capa: Lesly B. Juarez / Unsplash

Fonte: Revista Linda (Edição 115 – julho de 2017 / adaptado).

Texto: Gabriel Rodrigues

Revisão: Marielle Rodrigues de Oliveira

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário