A comédia liderada por mulheres

Atualmente, a comédia (aquela bem feita, que faz rir de verdade) não é mais exclusividade de comediantes de barba e bigode – com exceção de Tatá Werneck, que faz graça com um bigode falso, arrancando gargalhadas do público. Isto é, o humor presente na televisão, no rádio, na internet e no teatro, pertencia basicamente a um grupo liderado por homens há algumas décadas atrás, mas essa unanimidade se dissipou e já está virando balela com a democratização da arte e o surgimento da nova safra de mulheres humoristas. Com seu talento e irreverência, elas estão conquistando o público de todas as idades e começaram a despontar na mídia. Quer saber quem são as cinco melhores comediantes femininas da atualidade? Acompanhe a matéria a seguir.

Tatá Werneck

Não tem como falar em humor sem lembrar-se de um nome: Tatá Werneck. Ela é muito mais do que a baixinha do humorístico. Tatá é genial, tem o dom de encaixar piadas em situações inesperadas, faz palhaçadas, manja dos improvisos, tem boas sacadas, tiradas rápidas e faz comentários aleatórios engraçados, sem usar filtro entre o cérebro e a boca. Ela é uma das melhores comediantes brasileiras da atualidade. 

Para quem não conhece a atriz e apresentadora antes de entrar para a Rede Globo como a cômica periguete “Valdirene” e agora “Danda”, sua primeira protagonista nas novelas, Tatá já vinha se destacando na antiga MTV Brasil. Quando trabalhava como VJ, ela apresentou os programas “Quinta categoria”, “Comédia MTV” e “Trolalá”. Também foi apresentadora dos programas “Sem análise” e “Tudo Pela Audiência”, ao lado do humorista e apresentador Fábio Porchat, no Multishow.
 
Se por acaso você se sentir triste, assista aos vídeos de Tatá Werneck que você vai rir, sem perceber. Para conhecê-la melhor e comprovar o que estou falando, confira a entrevista de Tatá no “Programa do Jô”, em 2014. 


Dani Calabresa

 

A humorista Dani Calabresa atualmente faz parte do humorístico da Rede Globo “Zorra”, mas é também apresentadora, repórter e ex-VJ brasileira. Dani teve sua primeira aparição na televisão no programa “Pânico na TV” na RedeTV!, após integrar o elenco do programa humorístico “Sem Controle”, no SBT. Também participou de seis programas em quatro anos na antiga MTV Brasil. 

Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o programa de notícias “Furo MTV”, que tinha como objetivo mostrar os fatos do dia de uma maneira crítica, além de “Furfles MTV” e “Comédia MTV”, que ficou na grade da emissora durante dois anos. A humorista já integrou o elenco do programa jornalístico “Custe o Que Custar – CQC”, na Rede Bandeirantes. Dani Calabresa foi considerada um dos 100 brasileiros mais influentes do Brasil em 2011, pela Revista Época, devido ao seu talento e a sua capacidade de mobilizar e inspirar. 

 

Descendente de italianos, seu nome artístico deve-se ao apelido de quanto era monitora infantil e as crianças zombavam dela por falar a letra “r” com forte sotaque. Com seus comentários ácidos, Dani é divertida, tem humor inteligente e sarcástico. 

Assista a entrevista de Dani Calabresa no “Programa do Jô”, no ano passado.


Kéfera Buchmann

 

A atriz Kéfera Buchmann começou a fazer esquetes para pôr em prática seus dotes artísticos e caiu no mainstream com seu canal no YouTube, o “5inco Minutos”. A maioria dos vídeos ultrapassa a duração do título, mas ela avisa: “A ideia é que os vídeos tenham até cinco minutos”. Figura célebre da internet, ela chegou à televisão como apresentadora do “Coletivation”, programa da MTV Brasil, além do “Zica”, na Mix TV. 

Com o reconhecimento na web, somam-se mais de 6 milhões de usuários inscritos e 493 milhões de visualizações em seu canal, mais de 4,5 milhões de curtidas em sua página do Facebook e 3,7 milhões de seguidores no Instagram. Além de ser usuária assídua do aplicativo Snapchat, garantindo a sua popularidade com vídeos e fotos instantâneas do seu cotidiano. Sua mãe, Zeiva Buchmann e sua pug, Vilma Tereza, são atração à parte.

Alto astral, Kéfera fala abertamente sobre assuntos engraçados e habituais. Ela brinca, faz piadas, caras e bocas, paródias, cantarola, abusa de palavrões, comenta sobre si mesma, tudo de uma maneira muito escrachada. Dessa maneira, ela conquistou grande parte dos internautas.

Assista ao vídeo de Kéfera no “5inco Minutos”.

Monica Iozzi

Monica Iozzi, além de apresentar o “Vídeo Show” é uma atriz na Rede Globo, após quatro anos como repórter do programa jornalístico “Custe o Que Custar – CQC”, da Rede Bandeirantes. Monica estreou na TV Globo como comentarista do reality show “Big Brother Brasil”, e agora está ganhando mais espaço na emissora com o novo formato de humor do programa diário à tarde numa versão mais descontraída, o que lhe possibilita mostrar cada vez mais seu talento. Apesar de interpretar um duplo papel na novela “Alto Astral” com um certo tipo de humor, Monica não se considera humorista. Ela admite que “caiu nessa” meio sem querer.
Parece que sua maneira de pensar e agir como se fosse um espectador comum está funcionando, já que a apresentadora alavancou os níveis de audiência das tardes da Globo na bancada do “Vídeo Show”, ao lado do ator e apresentador Otaviano Costa. Com aquele sotaque caipira típico do interior paulista, seus comentários sobre os assuntos mais falados da TV são bem humorados, críticos, sarcásticos, irônicos e inteligentes.

 

Confira a despedida de Monica Iozzi do “CQC” na Band, em 2013.

Bruna Louise

 

A atriz, produtora e roteirista Bruna Louise é uma das poucas mulheres do Brasil que faz stand up comedy (também chamado de humor de “cara limpa”), ganhando destaque nos principais shows de humor e em programas de TV com seu repertório. Bruna faz sucesso pelo país em turnê com as peças “Desbocada” e “Deixa Eu Te Contar”, ao lado de Kéfera Buchmann.

Melhores amigas, Bruna aparece com frequência como convidada especial de Kéfera em seu canal no YouTube, o “5inco Minutos”. Assim, conseguiu um número significativo de seguidores nas redes sociais. Sem papas na língua, Bruna resolveu criar seu próprio canal, o “Desbocada”, para mostrar toda a sua espontaneidade e irreverência. No Snapchat, a comediante garante boas risadas com fotos e vídeos engraçados.
 

Bruna Louise se apresenta no primeiro vídeo do canal “Desbocada”. Assista!

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário