6 destinos para curtir as férias no Rio Grande do Sul

De vinícolas a bar gelado. Estado oferece inúmeras atrações aos visitantes

BAR GELADO

Opção de entretenimento para toda a família, o Boreal Ice Bar é um parque temático em gelo situado no centro de Gramado (RS) que oferece uma estrutura congelada de 150 metros e temperatura de 15 graus negativos com esculturas em gelo e iluminação especial. O Boreal Ice Bar tem personagens do universo infantojuvenil como Shrek, Homer Simpson e Olaf, boneco de neve de “Frozen”. São oferecidos casacos e luvas e um drinque cortesia no copo de gelo (com ou sem álcool). Para crianças, o drinque de cortesia será sem álcool. A visitação dura em média 15 minutos, mas o tempo é livre. O valor do ingresso adulto é de R$ 28,00 e o infantil, R$ 16,00.

Foto: Reprodução/ Divulgação

AVENTURE-SE NO GUAÍBA

Situado na microrregião de Porto Alegre (RS), o município de Guaíba (a cerca de 190 quilômetros de Cachoeira do Sul) reúne inúmeras atrações turísticas, culturais, gastronômicas e de lazer, sendo referência na região centro-sul. Se você está pensando em visitar Guaíba, veja algumas dicas de passeios imperdíveis:

CATAMARÃ

O tráfego intenso entre Porto Alegre e Guaíba levou a uma nova alternativa de transporte na região ligando as cidades por meio de catamarãs. O passeio proporciona belos cenários na travessia do Rio Guaíba, que dura em torno de 20 minutos. As embarcações são equipadas com poltronas estofadas, ar-condicionado, internet wireless (sem fio), TVs e sistema de navegação por GPS e têm capacidade para 140 pessoas cada. A CatSul, empresa do Grupo Ouro e Prata, é responsável pelo serviço que, após 50 anos, foi reativado em 2011. Interessados podem garantir o seu bilhete comprando pelo site www.travessiapoaguaiba.com.br para o dia e horário desejados com até 30 dias de antecedência. Há a opção de compra em qualquer um dos terminais hidroviários de Porto Alegre e Guaíba e no Píer Barra Shopping Sul, na zona sul da capital.

Foto: Reprodução/ Divulgação

VENTURA PARADOR

Com ambiente rústico e praiano, o gastrobar Ventura Parador é o lugar certo para um happy hour descontraído. Localizado em frente ao calçadão da orla do Guaíba, na Avenida Getúlio Vargas, o Ventura oferece cardápio com petiscos, hambúrgueres, saladas e grelhados seguido de risotos e música ao vivo. Aberto de segunda-feira a sábado, das 18h às 23h30.

Foto: Reprodução/ Divulgação

MUSEU DE CINEMA

Quem é fã de cinema não pode deixar de ir ao Museu do Festival de Cinema de Gramado, localizado junto ao Palácio dos Festivais, na Avenida Borges de Medeiros (Centro). Os visitantes têm acesso a um patrimônio artístico do cinema brasileiro e latino-americano, podendo interagir com um acervo cinematográfico que envolve documentos, cartazes, imagens, textos originais e demais peças datadas desde 1973, que formam uma linha do tempo do festival. Fazendo um tour pelo museu também é possível conferir projeções e painéis digitais, além de participar de atividades dinâmicas como Você é o Diretor, Fotos Instantâneas e totens interativos. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Foto: Reprodução/ Divulgação

ROTA DOS VINHOS

Está buscando sugestão de lugares para degustar um bom vinho e apreciar paisagens deslumbrantes em boa companhia? Conhecidas como a Toscana Brasileira, as vinícolas gaúchas, além de produzirem rótulos premiados internacionalmente, vêm conquistando cada vez mais turistas e se tornando o refúgio perfeito dos noivos. Conheça duas delas que são parada obrigatória:

AURORA

Considerada a maior vinícola do Brasil, a Aurora está situada no município de Bento Gonçalves (a cerca de 230 quilômetros de Cachoeira), na Rua Olavo Bilac (bairro Cidade Alta). A cooperativa fundada há 86 anos conta com mais de 1,1 mil famílias de produtores associados e dispõe de equipe técnica responsável pelo acompanhamento do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, desenvolvidos com tecnologia de ponta e rigorosos padrões de produção. A vista dos parreirais, suas belas paisagens e arquitetura imponente tornaram o local centro de turismo no estado. A Aurora recebe visitantes de segunda à sábado, das 8h15 às 17h15, e aos domingos, das 8h30 às 11h30. Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio.

Foto: Reprodução/ Divulgação

LAURENTIA

Depois que Patrícia Bündchen, irmã da top model Gisele Bündchen, casou-se na vinícola Laurentia, a celebração de casamentos em vinícolas aumentou no país. Localizada a 40 quilômetros de Porto Alegre, no município de Barra do Ribeiro, a Laurentia oferece aos noivos um amplo salão que acomoda até 400 pessoas, além de uma linda área externa para a realização de casamentos junto aos vinhedos. Para os eventos intimistas, o deck ao lado da piscina é o lugar ideal. Se você deseja passar uns dias por lá, o local possui 11 suítes especialmente pensadas para a acomodação de clientes. A Laurentia tem sido também ponto de visitação pela beleza de seus jardins e pelo acervo de obras do renomado artista plástico Carlos de Britto Velho. As visitas são feitas somente por agendamento prévio, através de contato telefônico ou por e-mail. São recebidos grupos de amigos e apreciadores de vinho.

Foto: Reprodução/ Divulgação

Foto de capa: Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS). Crédito: Deborah Dadalt.

Fonte: Revista Linda (Edição 117 – setembro de 2017/ Edição 118 – outubro de 2017/ Edição 119 – novembro de 2017)

Texto: Gabriel Rodrigues

Revisão: Marielle Rodrigues de Oliveira

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário