10 dicas infalíveis para bombar no Instagram

Mesmo em tempos de crise, empresas apostam em talentos do Instagram. Há quem chegue a faturar até 1 milhão de dólares por post

Internet não é competição, nem lugar de quem chegou primeiro e só cresce quem tem merecimento e produz algo legal. Para fazer sucesso na web não existe uma fórmula mágica. No entanto, ser bem sucedido nesta área requer muita dedicação. Afinal de contas, influenciadores digitais não surgem da noite para o dia. Você precisa ter um diferencial, ir além do óbvio e ser atrativo para conquistar as pessoas, com conteúdo dirigido ao seu público-alvo. Mas como assim, atrativo? E público-alvo, o que é isso? Nós explicamos!

Use o Instagram para expressar a sua criatividade (Crédito da foto: Toni Hukkanen/ Unsplash)

 

 Para ganhar destaque nas redes sociais, primeiramente será preciso descobrir o seu talento – seja ele escrever, criar vídeos ou falar em frente às câmeras, por exemplo – e mostrar o seu trabalho de forma despretensiosa sem desanimar. Dessa forma, você irá se encaixar no segmento que se adeque às suas características e interesses, mas o mais importante é ser fiel a si mesmo. Se você gosta de falar sobre futebol, automaticamente atrairá pessoas interessadas em saber sobre este assunto, entre tantos outros temas de sua preferência, podendo ser mais de um (que já se encaixa no denominado “conteúdo diversional”). Assim, você irá conquistar seu público, reunindo uma legião de seguidores com determinadas características em comum, sobretudo, motivada a consumir o conteúdo que VOCÊ produz (até porque plagiar é crime no Brasil).

 O Instagram é a rede social de fotos e vídeos mais popular do momento e também a minha preferida. O aplicativo é uma forma de divulgar seu trabalho, além de oportunizar uma troca mútua de inspiração. Afinal, você pode encontrar alguém que lhe inspira, assim como servir de fonte de inspiração para outras pessoas. Por consequência, você irá melhorar suas habilidades comunicativas, aprendendo a criar conteúdo de qualidade e, de quebra, aumentar seu público. Veja 10 dicas infalíveis para “bombar” no Instagram:

1- USE A CRIATIVIDADE

Todas as ideias são valiosas. Anote todas! (Crédito da foto: Sticker Mule/ Unsplash)

Ser criativo parece ser uma tarefa complicada para muitas pessoas. Mas será mesmo? Quem não conta com recursos para estimular a capacidade de criação, a resposta é SIM. Por outro lado, há quem tenha maior facilidade para produzir conteúdo, seja on-line ou off-line. Aí você se pergunta: por que estes possuem tal mérito? A questão é que tudo depende de uma boa dose de imaginação aliada ao conhecimento. Ou seja, não adianta pensar. É preciso SABER colocar em ação o que você está disposto a compartilhar na rede (texto, foto, vídeo, etc.).

 2- OBSERVE AO SEU REDOR

Vários locais, movimentos e ocasiões são oportunidade para aumentar a nossa percepção. Para desenvolvê-la, tampouco importa se você estiver passando por aquela mesma velha rua de sempre, ou de férias na cidade nova. Caia na real: mentes criativas enxergam além do óbvio, vêem detalhes que passam despercebidos, pensam fora da caixa. Você quer novas experiências visuais? Explore o novo. Mude o ângulo. Comece a ver a vida com outros olhos. Com este pensamento, você verá que o extraordinário habita as coisas mais rotineiras – e que sim, vale o clique!

 3- ESCREVA UMA BIO INTERESSANTE

Quantas vezes você seguiu alguém no Instagram levando em conta a biografia (aquele texto curto de apresentação)? Aproveita esta área do perfil para descrever informações básicas sobre você, como por exemplo: seu estado, profissão e hobbies. Também vale investir em tags de assuntos afins. Isto é, se você viaja com frequência e posta fotos dos lugares que você gosta de ir, aposte na tag “traveller” (viajante, em inglês). Da mesma forma, se você aprecia gastronomia e sabe preparar pratos diferentes, utilize a tag “gourmet”. Você também pode escrever em português, mas lembre-se que o inglês é a língua universal (com isso, terá maior alcance). Assim como você pode optar por uma frase de algum livro, filme ou música do seu gosto. Este espaço permite que você utilize ainda alguns recursos como emojis e links, mas o importante é que este espaço te defina. Afinal, a “bio” é o cartão de visita do seu Instagram.

 Várias pesquisas apontam que a cantora e atriz Selena Gomez, 24, é a personalidade mais seguida no Instagram em todo o mundo, atingindo a expressiva marca de 120 milhões de fãs

4- INVISTA EM EQUIPAMENTO DE QUALIDADE

Você até pode ter boas ideias, escrever bem e saber fotografar, mas você não conseguirá alcançar o resultado desejado se não tiver um equipamento de qualidade. Todo Instagrammer bem-sucedido que se preze tem fotos profissionais. Ou seja, adquira já o seu equipamento! Ao menos que você queira contratar um fotógrafo em todas as viagens e “rolês” que fizer. Se for essa a sua opção, saiba que o custo vai sair BEM caro! Contudo, você não precisa começar a fotografar ou gravar com a máquina fotográfica ou smartphone mais potente do mercado. Vale a pena relembrar o pensamento do tenista norte-americano Arthur Ashe: “Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder”. Use seu talento!

5- CONHEÇA SEU EQUIPAMENTO

Para que as fotos fiquem do jeito que você imaginou, é importante conhecer os recursos que sua câmera fotográfica ou dispositivo móvel oferece e estar atento a alguns fatores, dentre eles: dominar técnicas (o enquadramento, a iluminação e o foco). Mas é essencial ter sensibilidade para clicar o momento certo (olhar apurado e criativo). Usando o modo “panorama” você pode captar paisagens em tela cheia, por exemplo. Além disso, se você deseja investir profissionalmente na fotografia, é importante ressaltar que para ser um bom profissional da área será preciso estudar, ter domínio de técnicas e equipamentos fotográficos, ter sentimento e talento de sobra.

(Crédito da foto: Hector Martinez/ Unsplash)

 

Se o modo que você enxerga a fotografia não vai muito além de turbinar suas redes sociais, agradar aos outros e fotografar tudo que vê pela frente, provavelmente não encontrará satisfação alguma nesse trabalho. Com a insistência chegará ao resultado que deseja, ou então estará meramente se aprofundando e perdendo tempo com uma atividade monótona, sem alcançar resultados satisfatórios. A fotografia só faz sentido se trouxer um significado, que sirva como forma de satisfação pessoal e de criação artística. Desde que não se torne uma obsessão que impeça de ver o mundo com os seus próprios olhos.

O carioca Paulo del Valle, 28, ganha a vida como Instagrammer profissional. Com 352 mil seguidores no perfil “@paulodelvalle”, del Valle é patrocinado por grandes marcas e órgãos de turismo para percorrer o mundo registando belas imagens

6- CUIDE DO SEU FEED

Hoje postar fotos legais e bem feitas já não é mais o suficiente. Agora a nova tendência entre os usuários da plataforma é ter um feed (grade de fotos e vídeos) organizado e harmônico. Mas engana-se quem pensa que isto é algo fácil. Requer um senso estético apurado e, sobretudo, muita dedicação. Há quem utilize apenas filtros com cores neutras (preto e branco), frias, quentes ou tons pastéis em suas fotos, usando aplicativos de edição de imagem – tais como o popular VSCO Cam (disponível para Android e iOS gratuitamente) – ou fazendo manualmente (sim, é isso mesmo que você leu!).

Alguns Instagrammers montam a própria combinação de cores do seu feed, levando em conta a paleta de cores do cenário, das roupas e dos objetos que compõem a cena. Mas o detalhismo não acaba por aí. Alguns destes usuários estabelecem uma ordem nos posts, não repetindo fotos sequenciais de rosto ou de paisagens, por exemplo. Agora, chegando ao nível TOC (risos), outros levam o assunto tão a sério que combinam as cores em todos os detalhes, relacionando desde a decoração até a cor do cabelo. Esta é uma prática frequente entre as blogueiras.

 

O Instagram acinzentado da atriz e blogueira norte-americana Carly Cristman


DICA

Para lhe ajudar a organizar melhor o seu feed, o app UNUM (gratuito e compatível com iOS e Android) é bastante útil. Com este app, você também pode visualizar dados de engajamentos, gráfico de likes, melhor horário para postar, entre outras funcionalidades.

7- INSIRA HASHTAGS

#followme #like4like #tagforlikes. Quem já viu estas hashtags no Instagram? Elas são utilizadas com frequência por usuários que querem aumentar a quantidade de likes nas fotos, mas há outras milhares delas por aí. Tanto que existem apps e sites que ajudam a escolher as melhores hashtags para fotos. Entretanto, as boas e velhas hashtags poluem o ambiente virtual quando usadas excessivamente. Mas elas existem por um motivo: organizar assuntos na internet.

CURIOSIDADE

Se você procurar pela tag “nature” na ferramenta de buscar do Instagram, encontrará milhões de fotos de natureza, e assim consecutivamente. Mas você também vai encontrar fotos aleatórias que não têm nada a ver com a tag procurada. Isso acontece porque alguns usuários não sabem efetivamente usá-las, ou fazem propositalmente para obter o máximo de curtidas (#desespero).

APRENDA A ESCONDER AS HASHTAGS

Pensando nisso, muitos usuários aderiram a um truque que permite esconder as hashtags no Instagram usando espaços na legenda (quebras de linha). Agora você não precisa mais ter todas aqueles “#” exibidos em sua foto. É muito fácil de fazer:

– Use um editor de texto (pode ser o próprio bloco de notas do seu celular) para salvar todas as suas hashtags em um parágrafo;

– Adicione cinco pontos, cada um em uma linha separada;

– Adicione todas as suas hashtags em uma nova linha abaixo do quinto e último ponto;

– Copie e cole todos os pontos junto com as hashtags em um novo comentário depois que você postou a foto.

ENTENDA COMO FUNCIONA 

Basicamente, você adiciona quebras de linha suficientes que forçam o Instagram a ocultar parte de sua legenda, porque ela é muito longa. O resultado final é isto: “[…]”. As hashtags, portanto, ficarão visíveis apenas para quem clicar nestas reticências entre colchetes no seu post.

Crédito da foto: Reprodução

8- INTERAJA COM OUTROS USUÁRIOS

Deixe seu like na foto de perfis que você segue (sejam eles de amigos, artistas, bandas, etc.), faça comentários, recomende outros perfis legais… Agindo desta forma, você criará uma rede de contatos e, automaticamente, logo eles passarão a interagir com você. Dependendo do contexto, você também pode fazer a divulgação do seu próprio Instagram nos comentários de outros perfis populares. Portanto, cabe aí o bom senso. Nada de postar “troco likes” e “sigo de volta!”. Ainda se você tiver um perfil comercial (empresas, lojas, blogs, etc.), pode realizar sorteios, promoções, concursos culturais, etc. Vale também compartilhar o endereço de suas outras redes sociais.

STORIES E ‘LIVES’

Com a última atualização do Instagram, você pode publicar fotos e vídeos instantâneos na sua história, o Snapgram. Essa função permite visualizar o conteúdo até 24 horas após o horário da publicação, e é uma boa aliada para impulsionar o seu perfil, já que aparece na tela principal dos seus seguidores. Além disso, você tem a opção de fazer chamadas ao vivo e interagir com o público em tempo real. Também pode fazer boomerang (vídeos animados, tipo um GIF), inserir stickers, desenhos, textos curtos, links e mais! Agora, apenas contas verificadas são capazes de adicionar links na sua história.

Recordista de curtidas no Instagram, a cantora Beyoncé lucra 1 milhão de dólares por post, segundo informação da consultoria D’Marie Analytics. Post de anúncio de gravidez ultrapassa 11 milhões de likes

9- MANTENHA FREQUÊNCIA

A frase “Quem não é visto, não é lembrado” é clichê, mas é verdade. Você deve manter uma periodicidade (diariamente, semanalmente, etc.) nos seus posts para aumentar o engajamento com seu público (o mesmo vale para sites, blogs, entre outros). Afinal, como você quer ser lembrado aparecendo só de vez em quando? Mas tome cuidado: é aí que mora o perigo. Muitas celebridades fazem de tudo para aparecer na mídia, pois não querem sair dos holofotes (se promovendo no próprio Instagram) e cair no esquecimento. Mas e você, não achas melhor ser lembrado como um referencial positivo? Esteja sempre atualizado, apresente conteúdo original e de qualidade, busque novas referências. Agindo desta forma, provavelmente você terá êxito nesta missão.

Uma das webcelebridades mais famosas do momento, a socialite e personalidade da televisão norte-americana Kim Kardashion, 36, ficou conhecida por exibir suas curvas em fotos ousadas. Com 100 milhões de seguidores, Kim lançou o livro “Selfish” só com suas selfies, em 2015

10- REVEJA SEUS CONCEITOS
 
“Afinal, o que eu preciso para criar um Instagram de sucesso?”. Antes de mais nada, vale ressaltar que a definição de sucesso é algo muito relativo. Cabe a reflexão: o que é ser bem-sucedido para você? Ter milhões de seguidores e não ter nada a acrescentar? Ganhar muito dinheiro e prestar um desserviço à sociedade? Se você respondeu “sim” para algumas destas perguntas, é hora de rever seus conceitos. Seja uma influência positiva!

 

Já me segue no Instagram? Confira lá: @gabrielsrod.

Sobre o autor

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues, estudante de Jornalismo, criador de conteúdo, repórter e fotógrafo.

Saiba mais

Deixe um comentário